terça-feira, 30 de março de 2010

ESTUDO MODA
Essa matéria fala da Jéssica, estudante de moda. Chamei ela para fazer essa matéria, porque a matéria é sobre jovens iniciantes na moda,tanto profissional como nos estudos. Achei legal a jéssica assim como quem ja tem poste aqui no meu blog colocar bem o que pensa e jogar a real mesmo do que acontece, do que acha da moda, e essas perguntas que elaborei achei bem legais pra dar um foco a mais pra quem esta começando tambem a carreira e os estudos.
A moda hoje é muito competitiva entao, se nao é você correr atras e enfrentar os obstaculos, nao ira conseguir o que quer. A faculdade de moda tem mil e umas areas para seguir, e cada uma das faculdades com um foco profissional, entao é legal que voce tenha pesquisado bastante pra poder ter certeza da faculdade que esta cursando e que caminho ela esta te levando.
-Agora fiquem aqui com as perguntinhas que fiz pra Jé e fotinhos dela estudando:

Como voce se sente sendo uma iniciante na faculdade de moda?
antes de entrar na faculdade, voce ja teve alguma experiencia ?qual?
-Bem, começando pela experiência passada já sim, não diretamente na parte de criação, mas como vendedora e modelo. Já o sentir da minha iniciação, só posso dizer que é incrível, foi sempre o que eu quis fazer.


Voce acha que só a faculdade consegue comandar tudo o que um
estudante de moda deve saber, ou é sempre bom ou necessario
que voce tenha cursos livres em tempos possiveis?
-Na minha opinião é mais que necessário, se você tiver condições financeiras e temporais, corra e faça! A faculdade em si, dá a base (acredite ou não), principalmente em desenho e costura. Na minha turma mesmo, eu ajudo varias meninas nessa parte de costura por já ter feito curso antes. Curso é sempre bom e quanto mais, melhor!Ah e uma dica, se estiver interessada em algum além do de moda procure algo como desenho artístico, ajuda muito nas aulas de desenho de anatomia humana.

voce acha que as faculdades hoje em dia estao oferecendo o que ha
de melhor no mundo de hoje?digo, elas estao acompanhando o
ritmo da moda do exterior como tendencia, passarelas, competencias?
-A moda no Brasil é muito recente comparando com países berços, como a França; porém temos ótimas instituições que passam uma boa base, porem depende do caminho que você esta buscando.
Exemplos:
Quem prefere estudar negócios de moda TEM QUE procurar a Anhembi Morumbi, lá metade das aulas são de marketing fora isso, eles tem o próprio curso de negócios de moda.
Quem prefere criação tem mais opções, porém se quiser a com mais aulas de desenho tem que fazer Santa Marcelina, a qual tem na grade horária 7 aulas semanais de desenho já n primeiro semestre. Contudo há também o SENAC, FMU, Belas Artes, etc.
Quem prefere a parte mais de modelagem, TEM QUE procurar a USP, o próprio nome do curso já diz tudo TEXTIL E MODA, 75% do curso é voltado para a indústria têxtil.

Voce pensa em estudar no exterior ou prefere fazer tudo incluindo uma pós

graduação aqui no brasil mesmo? o que voce ve de diferente aqui com o
la fora?
- Sim! Meu sonho é me especializar em criação, ou seja, eu vou me graduar aqui no Brasil mesmo, fazer pós em criação e em negócios e depois acessórios. Para compor quero Cinema com ênfase em figurino, isso aqui no Brasil. Provavelmente ano que vem eu farei um curso de verão na Itália no istituto marangoni, quem sabe depois eu termino o meu curso lá mesmo, talvez com ênfase em consultoria. A diferença para mim é que a moda brasileira por ser recentes não tem nomes tão importantes quanto na França, Itália, Inglaterra e Nova Iorque, lógico que eu não estou querendo desmerecer o trabalho do Ale Herchcovitch, da Gloria, do Ronaldo e nem de ninguém, mas até hoje é raro você ver um estilista brasileiro desfile em uma semana de moda tanto francesa como inglesa. Tudo é questão de conhecimento, se vai te acrescentar algo na sua vida profissional, por que não?

Voce ja trabalha com moda?pra qual lado voce pretende exercer quando

concluir a faculdade?
- A minha família sempre esteve ligada a moda de alguma forma, eu só segui os passos... ehehehehe. Nos temos duas lojas, uma da minha mãe e a outra eu sou sócia com ela,a minha função em si, é na parte criativa e marketing da empresa, ah e como eles chamam agora eu sou a buyer, isso só porque eu compro as mercadorias! Eu quero trabalhar com criação, sem duvidas; porém o lado da consultoria e da parte de produção de moda é muito tentador, mas com certeza eu escolheria primeiramente a criação quero ter uma marca só minha.

tem alguma dica para aqueles que tambem estao estudando moda assim como

voce?
- Para quem esta começando agora as dicas são:
Você acabou de escolher um curso que tem TODOS os outros dentro, desde historia e sociologia ate matemática (sim, eu sei matemática ‘¬¬), então o estudante de moda tem que ser aquele que sabe de tudo, ele visita exposições sempre, não imposta se é um tempo que você não gosta como o cubismo, você tem que ir e achar uma conexão com a moda, carregar sempre uma câmera fotográfica na bolsa ( não precisa ser profissional, pode ser ate a do celular mesmo), só para você fotografar TUDO o que você vê de interessante, pode ser um planta que você achou diferente e que daria uma estampa legal, ou a maquiagem de alguém. Leia muito, saiba sobre todos os estilistas, assista filmes, não só os de moda, mas até os do tipo Hannah Montana, só para saber o que pode virar tendência ou como é o figurino, junte tudo isso escolha os seus estilistas de referencia mais um caderninho de desenho e mão na massa.

Voce acha que o mercado de trabalhado da moda tem sido muito competitivo?

pra voce, qual é a area que mais compete na moda dentro do mercado de trabalho?
- Completamente competitivo, quem a 5 anos atrás que você conhecia queria fazer moda?? Hoje em dia, só porque a menina adora comprar roupa e as amigas dizem que se vestem bem querem fazer faculdade de moda (essas são as que eu mais odeio e quero que desistam do curso! ’¬¬). O mercado em si tornou-se competitivo, por exemplo, aonde nos temos loja, isso já faz 10 anos, havia a nossa loja mais uma loja de sapatos e uma loja de roupa masculina, agora a cada 5 cm tem uma loja de roupa feminina, masculina e afins, a concorrência aumentou de um dia para o outro e cabe ao profissional de moda achar coisas diferentes para estar sempre inovando, porque se não acontece o que anda acontecendo com muita marca famosa, elas falem!





Entrevista feita com:
Jessica Lopes
Faculdade: FMU
Idade: 19
Profissão: Gerente de marketing/ Buyer/ Estudante de moda
























3 comentários:

  1. Nooossa, adorei a entrevista da Jéssica. Deu pra super entender como é o mundo de uma universitária de moda. A parte em que ela exemplifica qual faculdade é mais voltada para tal área foi super legal! Me ajudou mesmo, eu que pretendo estidar moda [estou no segundo ano]
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Analu!!!

    Obrigada novamente pela oportunidade, adorei mesmo!!!As fotos ficaram bem legais!
    E fico feliz de jah ter ajudado alguem!;)
    Boa sorte Ana Luisa, espero te ver em breve no mundo da moda!

    Bjinhuss*

    ResponderExcluir
  3. Olá!! Gostaria de corrigir o comentário sobre o curso de Têxtil e Moda na USP.
    O curso não mais voltado para modelagem,é sim voltado para indústria, mas é um mix de gestão,indústria têxtil e moda!
    O.k??? só para não ficar com essa idéia..

    bjus

    ResponderExcluir