sábado, 27 de fevereiro de 2010

PROFISSÃO MODA
A profissão moda dessa semana, sendo a primeira a estreiar aqui no blog, é da Patrícia Gimenez, 22 anos , estudante de moda e estilista.
Acho super legal estudantes de moda assim como profissionais mostrarem de alguma forma o que fazem , e poderem dar um UP! pra muita gente nova na área. Escolhi fazer essa matéria com a intenção mesmo de que leitores interessados em moda, seja la qual for a área que quer exercer ou exerce, ou apenas os afins,
saberem que muita gente pode ajudar de alguma forma. E não ia chamar alguem que não me mostrasse conteudo, por isso, tenho certeza de que chamei a pessoa certa para falar um pouquinho dela aqui.


-A quanto tempo trabalha com moda? Seu emprego é satisfatório pra você?
"Trabalho com moda desde o primeiro ano da faculdade, sempre tive essa preocupação de “aprender na raça”, adquirir experiência, além do diploma, hoje em dia é muito importante adquirir experiência e estudo ao mesmo tempo.
Gosto da minha posição hoje no mercado de trabalho e dentre problemas e felicidades, acho super bacana."

-como você se sente trabalhando na area que você ama? trocaria isso por outra área?
"Não trocaria por nada!!! Com moda eu posso me realizar as idéias que estão na minha cabeça,

acho incrível o fato de poder tirar uma coleção inteira do papel e construir uma imagem em cima disso,uma história, ganhar dinheiro com isso, e ver as pessoas sentindo desejo de uma criação minha."

-me fala um pouco do que você exerce no seu trabalho.
"Na equipe de estilo, pesquiso tendências em sites especializados, cores, shapes, e comportamento em geral,é uma atualização constante; monto murais com toda essa informação e a partir daí direcionamos a coleção e a criaçãocomeça paralelamente a pesquisa e escolha de materiais, aviamentos e bordados, depois são definidos os desenhos que vão pra coleção dentro de um planejamento, daí acompanho as provas das pilotos até serem aprovadas, depois da coleção pronta temos as vendas de atacado no showroom, e ai começo os desenhos técnicos para o de book de coleção.
E por fim a parte de divulgação, desfile e catálogo, participo da edição do desfile com o Stylist, onde escolhemos com toda a equipe o que vai para os looks de desfile e catálogo, e geralmente nessa fase já estou na pesquisa da próxima coleção também.O próprio dia das fotos do ensaio, escolha da trilha, realese de coleção e por fim mega correria no backstage do desfile... Não falta coisa pra fazer!!! "

-você sendo estudante de moda, quase formada, consegue ver diferença de quando começou a faculdade e atualmente?aprendeu muito com isso tanto no trabalho quanto na faculdade?
"Existe uma evolução constante do estilista em todas as suas fases, desde o inicio dos estudos, até se ele já tiver um nome consagrado, a melhora é constante, e não é só nós que mudamos e melhoramos, é a própria faculdade e as pessoas ao redor. E temos sorte de a cada seis meses podermos estudar um novo mundo e criar um outro mundo através disso.
Uma pessoa que trabalha com moda seja lá qual for o cargo, está sempre aprendendo e estudando."

-O que você acha dos outros jovens que também estão estudando para crescer no universo da moda?Tem algo a dizer a eles?uma dica?
"Ah tem muita gente com talento por ai... Mas só isso não basta, tem que entender muito de modelagem e produção e principalmente gestão, saber o valor da peça depois de criada, o valor dessa produção, se atende o publico destinado,se veste bem, se favorece o corpo, não apenas ficar bitolado nessa história de conceito e criação, mas nunca deixar isso de lado, por que o conceito que trás toda originalidade a coleção, enfim a grande dica é manter o equilíbrio, e na minha opinião hoje em dia o estilista tem que ser uma pessoa extremamente lúdica e artística, e ao mesmo tempo lógica e estratégica."

-Você acha que a moda ela 'escolhe" muito as pessoas?digo, quando tento um emprego, voce acha que as pessoas te selecionam ?(se tem estilo:tem mais chances de entrar/ se nao tem: menos chance)acha que isso existe?
"Hahaha, tenho uma história muito engraçada, no meio do ano passado estava procurando um novo emprego, fiz várias entrevistas, a minha intenção era: “trabalhar em algum lugar onde eu aprende-se a parte mais comercial e administrativa”.
Ok, lá fui eu, bom e onde eu vou achar isso que eu quero...? Brás e Bom Retiro! Mandei mil currículos e fui as entrevistas,era um NÃO atrás do outro, e eu pensando: caramba vou me matar!
Até que na ultima entrevista no Bom Retiro, era uma dinâmica em grupo, depois de algumas provas eu fui a primeira a ser chamada para conversar com a psicóloga a sós, então eu pensei poxa que bacana acho que dessa vez vai rolar.
Então a psicóloga começa a falar que eu não sou o perfil da empresa pelos seguintes motivos: seu estilo é muito forte e vc tem uma necessidade grande de criação que me parece ser um pouco mais complexa, é lógico que de inicio vc pode se adaptar aqui e poderia fazer um bom trabalho, mas é muito provável que saia em pouco tempo da empresa, eu te aconselho a procurar a empresa que tenha o seu perfil, nós apenas queremos alguém que dure na aqui!
Foi a melhor grosseria que eu já ouvi hahaha! Resumindo tem espaço pra todo mundo no mercado, é só você saber qual é o seu perfil, e procurar no lugar certo."

-Dentro do seu trabalho atual ou anterior, você já teve alguma experiência que mais marcou pra você? qual?
"Dentro desse emprego que eu estou agora, estou aprendendo muito aprendendo enxergar as coisas como um todo,todas as partes de uma empresa, desde o marketing e vendas a criação e produção. Hoje agradeço por ter levado todos os NÃOs das entrevistas anteriores hahaha, e poder estar na empresa que estou agora."

-Fale uma aprendizagem que você teve durante sua carreira na empresa que pôde usar também no seu dia a dia.
"Ah são várias coisas, o bacana de tudo é que como ainda não me formei, levo bastante desse planejamento da empresa para os meus projetos da faculdade, o que é ótimo por que consigo colocar em prática sozinha e me organizar melhor."

-Alem do seu trabalho , e da faculdade, você exerce mais alguma função?
"Ahh tenho recebido pedidos de alguns amigos e amigas que sempre reclamam não terem aprendido o suficiente nas aulas de desenho da faculdade, são cheios de duvidas e etc, então eu estou reservando um tempo meu para dar aulas de desenho, quem se interessar também pode entrar em contato comigo. Hahaha olha a propaganda, adorooo! "

-Tem alguma dica para passar para os jovens que estão iniciando a carreira na moda?
"Tenho três dicas de ouro:

Primeira: procure estágio desde o inicio da faculdade, só assim a gente percebe a real do negócio,
e a parte mais bacana é poder levar aprendizados e experiências da faculdade para o trabalho e vice-versa.
Segunda: corra atrás de disciplinas que não estão no seu curso, seja pelo próprio estágio, num curso livre ou
de extensão, ou se virando pra aprender sozinho.
Terceira: Tenha sempre paixão e excelência no que faz, só assim será bem feito e será uma diversão pra você."



































































Contatos de Patrícia Gimenez:
e-mail: pat-gimenez@hotmail.com
Website:  www.flickr.com/patgimenez






2 comentários:

  1. Até agora esse foi o meu post preferido!Amei totalmente a historia da Paty e me identifiquei muito com ela!
    Os conselhos, acho que todos os estudantes e adoradores da moda devem segui-los e o mais importante, faça o quê ama, sendo assim tudo sempre dá certo!

    Analu, continue com essa ideia de entrevistar profissionais da area e contarnos um pouco da experiencias deles, porque eu particulamente adorei!!Acho algo que tem muito para acrescentar no meu conhecimento!

    Obrigada ;)
    Bjinhuss*

    ResponderExcluir
  2. Pat como sempre arrasando ! =) sempre apreciei o talento dessa menina! desde o primeiro ano de facul né Pat? arrasa!

    ResponderExcluir